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ADRIANO GIESTEIRA

Doutor Cum Laude em Música pela Universidade Autônoma de Barcelona, mestre em Musicologia e Educação Musical pela mesma Universidade, graduado em Educação Musical e Luteria pela Universidade Federal do Paraná. Professor do curso de Licenciatura em Música da Unespar - Campus I - Escola de Musica e Belas do Paraná, atua nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado em Música, realiza pesquisas na área de formação de professores, ensino de música para pessoas com deficiência visual, musicografia braille e construção de instrumentos musicais, principalmente em instrumentos históricos da família do alaúde. Para acessar o currículo completo acesse o link abaixo.

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FORMAÇÃO ACADÊMICA

Graduação e Pós-graduação

2009 - 2013

DOUTORADO EM MÚSICA

Doutorado em Música. 
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha. 
Título da tese: La enseñanza de la música para personas con discapacidad visual: elaboración y evaluación de un método de guitarra, Ano de obtenção: 2013. 
Orientador: Pere Godall. 
Coorientador: Vilson Zattera. 
Bolsista do(a): Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, MAEC-AECID, Espanha.

2008 - 2009

MESTRADO EM MUSICOLOGIA E EDUCAÇÃO MUSICAL

Mestrado em Musicología y Educación Musical. 
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha. 
Título: La música en la vida de Louis Braille y la evolución de su sistema de escritura para invidentes,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Pere Godall.

2004 - 2008

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Graduação em Educação Musical. 
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. 
Título: O Sistema Braille e o ensino do violão para deficientes visuais: otimização do aprendizado instrumental em perspectiva da inclusão educacional. 
Orientador: Valéria Lüders.

2017 - 2019

GRADUAÇÃO EM LUTERIA

Graduação em Luteria.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

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ATUAÇÃO PROFISSIONAL

no ensino superior

Desde 2014 atua como professor da Universidade Estadual do Paraná - Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ministrando principalmente as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Música. Nesta instituição já contribuiu como Coordenador de Curso, coordenador de estágio, coordenador de iniciação científica, contribuiu com a implementação do Centro de Educação em Direitos Humanos da Universidade, foi membro do núcleo de Educação Especial Inclusiva. Atuou nos programas de pós-graduação em música (mestrado e especialização) ministrando disciplinas e orientando pesquisa. Atualmente é diretor do Centro de Música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Além disso, já atuou como professor no curso de Licenciatura em Música da PUCPR, tutor do curso de Licenciatura em Música à distância da UFSCar, professor do curso de Licenciatura em Música e mestrado em Música da UFRN.

PROJETO DE PESQUISA

Descrição: A reconstrução de instrumentos musicais históricos é um tema pouco pesquisado no meio acadêmico. Tal fato se deve, principalmente, pela formação do construtor de instrumentos musicais concentrar-se, geralmente, fora do âmbito acadêmico. Esta pesquisa tem como objetivo principal a realização da reconstrução de instrumentos musicais da família do alaúde (renascentista, barroco, arquialaúde e teorba). Para desenvolver a pesquisa serão utilizados dados de fontes secundárias (informações históricas sobre o instrumento) e fontes primárias (medição do instrumento, análise e comparação de desenhos e plantas). Para guiar os procedimentos de reconstrução será utilizado principalmente o livro Historical Lute Construction (2002) de Robert Lundberg, entre outros artigos que tratam sobre o assunto. Os instrumentos resultantes seguirão o conceito de reconstrução histórica definido por Boquet (2017) Busca-se que esta pesquisa contribua na reflexão e estudo sobre a reconstrução de instrumentos históricos. Os procedimentos de pesquisa e construção utilizados poderão servir de fonte de referência para ampliar este campo de estudo ainda pouco explorado.

 Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010, existem, no Brasil, 45 milhões de pessoas que declaram possuir algum tipo de deficiência. Dentre estas, 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão (BRASIL, 2011). Os dados apresentados pelo IBGE demonstram uma quantidade significativa de pessoas com deficiência visual no Brasil. Sendo assim, é necessário promover a capacitação docente para o atendimento igualitário desta população. De acordo com o Decreto 7611/11 Art.1ª Inciso I, é dever do Estado ?garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades?. Neste sentido, é fundamental que o educador esteja preparado para atender alunos com diferentes tipos de diversidade funcional. A seguir, são apresentados alguns apontamentos sobre o sistema de escrita musical em Braille e o processo de ensino e aprendizagem da música por parte desta população. O sistema Braille e o sistema de escrita musical em Braille, a chamada musicografia Braille, foram criados por Louis Braille no início do século XIX. No entanto, a Musicografia Braille foi modificada várias vezes, a fim de melhorar e unificar o código musical em Braille (GIESTEIRA, 2011). Depois de várias reuniões e conferências, realizadas entre 1888 e 1994 a unificação da Musicografia Braille ocorreu em 1996 e resultou no desenvolvimento do Novo Manual Internacional de Musicografia Braille, publicado originalmente em inglês no ano de 1997, traduzido para o espanhol em 1998 e para o português em 2004. Devido à recente sistematização, verifica-se a falta de materiais didáticos, literatura atualizada, transcritores de partitura, profissionais capacitados e publicações relacionadas ao tema (GIESTEIRA; GODALL, 2012). Fundamentação teórica Serão utilizados como fonte de pesquisa diversos livros e materiais relacionados à transcrição de partitura em Braille, tais como o Novo Manual Internacional de Musicografia Braille (2004), An Introduction to Music for the Blind Student (2000), Introduction to Braille Music Transcriprion (2005), Music Braille Code (2007) e Manual simplificado de musicografía Braille: versión para no ciegos (2001). Além disso, para auxiliar na fundamentação teórica, serão utilizados principalmente autores tais como Berteveli, (2010), Giesteira, (2013), Giesteira; Godall (2012), Giesteira (2015) Herrra, (2010a, 2010b, 2010c), Bonilha, (2009, 2010), Goldstein (1994, 2000), Jimenez (2004), Smaglio (1998), entre outros. Objetivos gerais Criar subsídios para a atuação do professor de música no contexto da educação Inclusiva. Objetivos específicos Elaborar um material didático para a formação de professores e transcritores em musicografia Braille. Promover a capacitação de professores da comunidade e alunos do curso de música da Unespar para atuação no ensino de pessoas com deficiência visual. Fomentar a reflexão e a pesquisa em educação musical especial.

PREMIOS E TÍTULOS

2021

CONCURSO ASTOR PIAZZOLLA DE LUTERIA

Concurso Astor Piazzolla de Luteria, OPTIMUS (Organização Patrimônio de Instrumentos Musicais para o Uso Coletivo).

2019

AVALIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Nível de excelência na avaliação da construção de instrumentos musicais da disciplina Construção e Entalhe VI, Universidade Federal do Paraná.

2014

BOLSA PÓS-DOUTORADO

Bolsa de Pós- doutorado, CAPES. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

2019

HOMENAGEM

Professor homenageado pela turma de 2019 do Curso de Licenciatura em Música do Campus I - Unespar, Turma de 2019 do curso de Licenciatura em Música - Campus I.

2013

CONCURSO SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS (ONCE - ESPANHA)

1ª Lugar na categoria Materiais Didáticos adaptados do XXVII Concurso de Investigación Educativa sobre Experiencias Escolares y VI Concurso sobre Materiales Didácticos, ONCE (Organización Nacional de Ciegos Españoles).

2013

MENÇÃO DE HONRA

Tese de doutorado aprovada com menção de honrosa "Cum Laude", Universidad Autónoma de Barcelona.

2010

BOLSA DE DOUTORADO

Bolsa de Doutorado, MAEC - AECID (Asociación Española de Cooperación Internacional).Bolsa de Doutorado, MAEC - AECID (Asociación Española de Cooperación Internacional).

2005

CONCURSO DE COMPOSIÇÃO

2ª colocação em concurso de composição erudito com a peça para violão Acalanto, CEAPEM (Centro de atualização e pesquisa pedagógico musical).

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES

em revistas acadêmicas

REVISTA BRASILEIRA DE LUTERIA

REVISTA OPUS

GIESTEIRA, ADRIANO CHAVES. Alaúde Renascentista Sixtus Rauwolf. Revista Brasileira de Luteria (Curitiba), v. 1, (Exposição), 2021.

REVISTA OPUS

REVISTA DA ABEM

GIESTEIRA, A. C.; GODALL, P. ; ZATTERA, V. . La enseñanza de la Musicografía Braille: consideraciones sobre la importancia de la escritura musical en Braille y la transcripción de materiales didácticos. Revista da abem, v. 23, p. 138-151, 2015.

INTEGRACIÓN - REVISTA SOBRE DISCAPACIDAD VISUAL

GIESTEIRA, A. C.. La enseñanza de la música para personas con discapacidad visual: elaboración y evaluación de un método de guitarra adaptado. Integración - Revista sobre discapacidad visual, v. 64, p. 1-14, 2014.

REVISTA ELECTRÓNICA DE LEEME (LISTA ELECTRÓNICA EUROPEA DE MUSICA EN LA EDUCACIÓN

GIESTEIRA, A. C.; GODALL, P. . Recursos tecnológicos aplicados a lectura y transcripción musical en Braille. Revista Electrónica de LEEME (Lista Electrónica Europea de Musica en la Educación), v. 30, p. 43-59, 2012.

REVISTA MÚSICA Y EDUCACIÓN

GIESTEIRA, A. C.. Escritura musical para invidentes. Louis Braille y la música. Revista Música y Educación, v. 24, p. 48-62, 2011.

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